Notícias

Ariba participa de simpósio “Novos rumos da regularização fundiária”

Projeto Regulariza Bahia avança com realização de evento promovido pela Corregedoria das Comarcas do Interior 

Simpósio "Novos rumos da regularização fundiária"
Ariba foi uma das apoiadoras do simpósio “Novos rumos da regularização fundiária”, realizado em junho – Crédito: Divulgação CCI

Acelerar a regularização fundiária urbana e rural nos municípios baianos. Com esse objetivo, a Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI) da Bahia realizou, no dia 9 de junho, o simpósio “Novos rumos da regularização fundiária, no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). O evento, apoiado pela Associação dos Registradores de Imóveis da Bahia (Ariba) e pelo Registro de Imóveis do Brasil (RIB), reuniu representantes das prefeituras e registradores de imóveis, que receberam orientações sobre o tema.  

O encontro – que teve a presença da presidente da Ariba, Andrea Pignatti – marcou a adesão das cidades de Antônio Gonçalves, Bom Jesus da Serra, Canavieiras, Cardeal da Silva, Catu, Condeúba, Pau Brasil e Pindobaçu ao Projeto Regulariza Bahia, organizado pela CCI. De acordo com o corregedor das Comarcas do Interior, desembargador Jatahy Júnior, o evento reforçou a importância da regularização fundiária para o resgate da cidadania. Além disso, evidenciou o papel da CCI como elo entre as prefeituras e os delegatários de Registro de Imóveis.  

Segundo Andrea, houve algumas tentativas de se implementar a regularização fundiária nos municípios baianos, mas foram desconexas. “O maior legado deste evento será a convergência de ações. Até o momento, tínhamos diversos atores trabalhando de forma difusa. Com o Programa Regulariza Bahia, a Corregedoria tem conseguido unir esforços em favor de um único objetivo: implementar, de forma mais eficiente, a regularização fundiária”, ressaltou.  

Participantes do evento

A mesa de abertura do simpósio, coordenado pela juíza auxiliar da CCI, Isabella Lago, teve a presença dos seguintes convidados:

  • o presidente do Poder Judiciário do Estado da Bahia (PJBA), desembargador Nilson Soares Castelo Branco;
  • o corregedor das Comarcas do Interior, desembargador Jatahy Júnior;
  • o presidente da Universidade Corporativa (Unicorp), desembargador Mário Albiani;
  • o desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto;
  • o assessor especial da presidência da União dos Municípios da Bahia, Jorge Castellucci;
  • a presidente da Ariba, Andrea Pignatti. 

Dois membros da diretoria da Ariba também representaram os registradores de imóveis do estado no evento: o oficial titular do Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Correntina/BA, Vinicius Almeida; e o oficial delegado do Registro de Imóveis de Capim Grosso/BA, Pedro Bacelar. 

* Com informações da CCI 


+ Notícias