Notícias

Ariba viabiliza entrega de títulos a agricultores de Barra da Estiva

A ação faz parte da parceria da entidade com o projeto “Bahia Mais Forte, Terra Legal”, da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA)

Entrega de títulos de terra em Barra da Estiva
Agricultores de Barra da Estiva, no interior da Bahia, recebem títulos de terra em cerimônia com o governador do estado Rui Costa (PT) – Crédito: Divulgação CDA/SDR

Documento em mãos e a esperança de um futuro repleto de oportunidades. Essa é a perspectiva para 83 agricultores familiares do Território de Identidade da Chapada Diamantina, no município de Barra da Estiva, que receberam os títulos de suas propriedades no dia 20 de julho. A iniciativa faz parte do projeto “Bahia Mais Forte, Terra Legal“, uma parceria firmada entre a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR), o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina (CIDCD) – Chapada Forte e a Associação dos Registradores de Imóveis da Bahia (Ariba).

O título da propriedade rural – ou ‘título de terra’ – transfere o bem de forma provisória à família assentada e assegura o acesso às políticas de apoio à agricultura familiar em áreas de reforma agrária, como o acesso ao crédito. Além disso, garante aos beneficiados mais segurança jurídica e a possibilidade de sucessão rural, graças à parceria com a Ariba. A medida viabilizou a entrega de títulos registrados e de outros em processo de registro.

Bahia Mais Forte, Terra Legal

Desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a iniciativa prevê ações integradas e descentralizadas para promover a regularização fundiária de terras públicas, rurais e devolutas ocupadas e beneficiadas por agricultores familiares na Bahia – como os moradores de Barra da Estiva. Entre os envolvidos estão o governo federal, consórcios públicos, prefeituras, órgãos do Estado e associações, a exemplo da Ariba.

O objetivo é ampliar as metas de regularização fundiária na Bahia e aprimorar os procedimentos técnicos em busca de mais eficiência e celeridade na emissão dos títulos de terra. O projeto prevê, ainda, aportes tecnológicos que garantam mais segurança aos trabalhos de campo, sobretudo de georreferenciamento, além de atualização permanente de procedimentos.

* Com informações da CDA/SDR


+ Notícias