Cinco cartórios baianos entre os melhores do país
Serventias de diversas especialidades foram reconhecidas pela excelência na gestão na primeira edição do Ranking Nacional da Qualidade

Nesta segunda-feira, 22 de agosto, a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) divulgou o resultado da primeira edição do Ranking Nacional da Qualidade Notarial e Registral. A publicação tem como objetivo reconhecer os cartórios que atendem aos requisitos de excelência na gestão organizacional e no atendimento aos usuários de forma contínua, com critérios bem definidos, reconhecidos nacional e internacionalmente.
Dos 88 cartórios presentes no ranking, cinco são da Bahia – sendo quatro de Registro de Imóveis. Confira a classificação:
- 11º lugar: Tabelionato de Notas e Protesto de Luis Eduardo Magalhães
- 15º lugar: Cartório de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civis das Pessoas Jurídicas de São Desidério
- 18º lugar: Cartório de Imóveis, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Bom Jesus da Lapa
- 20º lugar: Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas de Amélia Rodrigues
- 23º lugar: Registro de Imóveis de Caculé
Segundo a oficiala do Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civis das Pessoas Jurídicas de São Desidério, Fernanda Lomanto, a prestação do serviço no cartório sempre foi pautada pelos princípios da legalidade, moralidade, ética e continuidade registral, de modo a garantir o melhor atendimento aos interessados. E nem mesmo a pandemia impediu o avanço, com a implantação do Programa de Gestão da Qualidade Extrajudicial (PGQE) no período.
“A classificação obtida no ranking brinda a dedicação de toda equipe. Desenvolvemos diversas melhorias na gestão da qualidade e excelência, com foco na satisfação dos usuários e buscando mais rapidez na prestação dos serviços. Ações como essa se alinham aos nossos valores, sobretudo para mudar imagem que as pessoas têm dos cartórios”, diz.
Como funciona a avaliação
Todos os cartórios que participaram do PQTA a partir de 2019, em qualquer categoria, integram o ranking de forma automática. Assim sendo, bastou aos responsáveis pelas serventias enviarem as informações solicitadas para a Anoreg/BR. A pontuação final é contabilizada a partir da quantidade de certificações obtidas no período, de acordo com os seguintes critérios:
- ABNT NBR 15906:2021: 20 pontos para o cartório que possua o certificado vigente de Gestão Empresarial para Serviços Notariais e de Registro.
- ISO 9001:2015: 20 pontos para cartórios que estejam com o certificado de Gestão da Qualidade em dia.
- PQTA – pontuação dada segundo a classificação dos cartórios nas edições do Prêmio a partir de 2019: Rubi Master* (7 pontos/ano); Rubi Evolução* (3 pontos/ano); Diamante (50 pontos/ano); Ouro (40 pontos/ano); Prata (30 pontos/ano); Bronze (20 pontos/ano) e Menção honrosa (10 pontos/ano).
*Premiação foi criada em 2020
A auditoria é realizada pela Apcer Brasil, referência no setor de Qualidade e auditora do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA) e do Prêmio Nacional das Anoregs (PNA).