Notícias

Cinco cartórios baianos entre os melhores do país

Serventias de diversas especialidades foram reconhecidas pela excelência na gestão na primeira edição do Ranking Nacional da Qualidade

Ranking de Qualidade dos Cartórios da Anoreg/BR

Nesta segunda-feira, 22 de agosto, a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) divulgou o resultado da primeira edição do Ranking Nacional da Qualidade Notarial e Registral. A publicação tem como objetivo reconhecer os cartórios que atendem aos requisitos de excelência na gestão organizacional e no atendimento aos usuários de forma contínua, com critérios bem definidos, reconhecidos nacional e internacionalmente.

Dos 88 cartórios presentes no ranking, cinco são da Bahia – sendo quatro de Registro de Imóveis. Confira a classificação:

  • 11º lugar: Tabelionato de Notas e Protesto de Luis Eduardo Magalhães
  • 15º lugar: Cartório de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civis das Pessoas Jurídicas de São Desidério
  • 18º lugar: Cartório de Imóveis, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Bom Jesus da Lapa
  • 20º lugar: Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas de Amélia Rodrigues
  • 23º lugar: Registro de Imóveis de Caculé

Segundo a oficiala do Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civis das Pessoas Jurídicas de São Desidério, Fernanda Lomanto, a prestação do serviço no cartório sempre foi pautada pelos princípios da legalidade, moralidade, ética e continuidade registral, de modo a garantir o melhor atendimento aos interessados. E nem mesmo a pandemia impediu o avanço, com a implantação do Programa de Gestão da Qualidade Extrajudicial (PGQE) no período.

“A classificação obtida no ranking brinda a dedicação de toda equipe. Desenvolvemos diversas melhorias na gestão da qualidade e excelência, com foco na satisfação dos usuários e buscando mais rapidez na prestação dos serviços. Ações como essa se alinham aos nossos valores, sobretudo para mudar imagem que as pessoas têm dos cartórios”, diz.

Como funciona a avaliação

Todos os cartórios que participaram do PQTA a partir de 2019, em qualquer categoria, integram o ranking de forma automática. Assim sendo, bastou aos responsáveis pelas serventias enviarem as informações solicitadas para a Anoreg/BR. A pontuação final é contabilizada a partir da quantidade de certificações obtidas no período, de acordo com os seguintes critérios:

  • ABNT NBR 15906:2021: 20 pontos para o cartório que possua o certificado vigente de Gestão Empresarial para Serviços Notariais e de Registro.
  • ISO 9001:2015: 20 pontos para cartórios que estejam com o certificado de Gestão da Qualidade em dia.
  • PQTA – pontuação dada segundo a classificação dos cartórios nas edições do Prêmio a partir de 2019: Rubi Master* (7 pontos/ano); Rubi Evolução* (3 pontos/ano); Diamante (50 pontos/ano); Ouro (40 pontos/ano); Prata (30 pontos/ano); Bronze (20 pontos/ano) e Menção honrosa (10 pontos/ano).

*Premiação foi criada em 2020

A auditoria é realizada pela Apcer Brasil, referência no setor de Qualidade e auditora do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA) e do Prêmio Nacional das Anoregs (PNA).


+ Notícias