Quem Somos

A Associação de Registradores de Imóveis da Bahia – Ariba foi fundada em 4 de outubro de 2017, com a denominação inicial de Conselho de Registradores de Imóveis do Estado da Bahia – CRIBA, cujo objetivo primário foi o fortalecimento da classe, a união dos registradores e a defesa de melhorias na atividade.

Com a união dos Registradores de Imóveis da Bahia e a reconhecida legitimidade para representação da categoria perante o Tribunal de Justiça da Bahia, em 29 de setembro de 2018, foi realizada a primeira alteração estatutária e a eleição de nova diretoria, dando ensejo a maior organização, democratização e representatividade da associação, que passou a ser denominada Associação de Registradores de Imóveis da Bahia – Ariba.

A Ariba é uma associação de direito privado, pessoa jurídica com fins não econômicos, sem cunho político ou partidário, e representa os Oficiais de Registro de Imóveis da Bahia, tendo como objetivos:

  • Zelar pela valorização da classe e a dignidade da função ocupada pelos seus associados.
  • Ter uma agenda ativa acerca dos procedimentos registrais, legislações e dúvidas, propiciando aos seus filiados a atualização sobre as inovações normativas e jurisprudenciais.
  • Promover a defesa da classe e a sua união, objetivando a elevação e a dignificação profissional dos Oficiais de Registro de Imóveis.
  • Participar e promover congressos, cursos, reuniões e seminários, com temas voltados ao registro imobiliário.
  • Apoiar os associados, garantindo alinhamento de informações, unidade na atuação dos cartórios de imóveis do Estado, valorização dos Oficiais, assim como crescimento da visibilidade positiva da classe, fortalecendo sua imagem e reputação diante dos diversos públicos de interesse.