Desembargador do TJBA é empossado no CNJ
Pela primeira vez, um magistrado baiano é indicado como Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça
No dia 20 de fevereiro, o corregedor-geral do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, foi empossado como conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o biênio 2024-2026. Indicado por unanimidade pelos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Rotondano teve o nome aprovado pelo Senado Federal em novembro do ano passado.
Presidida pelo presidente do STF e do CNJ, ministro Roberto Barroso, a cerimônia foi realizada no plenário da instituição, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Em seu discurso, o mais novo conselheiro se mostrou entusiasmado por fazer parte desse momento. “Meu compromisso, nesse ato de posse, perante todos que aqui estão, é de absoluta entrega, comprometimento e vontade de acertar e somar”, afirmou.
Para exercer a nova atividade, Rotondano não precisará se afastar das funções de desembargador do TJBA, conforme autoriza o Regimento Interno do CNJ.
Estiveram presentes os ministros do STF Dias Toffoli, Luiz Edson Fachin, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Nunes Marques e Cristiano Zanin; os ex-ministros do STF Ayres Britto e Ricardo Lewandowski – este último atual ministro da Justiça e Segurança Pública; o subprocurador da República, José Adonis Callou; e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
Pela Ariba, participaram a presidente Karoline Cabral, o secretário Greg Valadares, a tesoureira Andrea Pignati, o conselheiro fiscal Iuri Lemos e o membro do conselho deliberativo, Vinícius Almeida.