Diretor do RIB se reúne com ministro Mauro Campbell
Fonte: Registro de Imóveis do Brasil
O ministro Mauro Campbell, corregedor nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), recebeu nesta terça-feira (4) representantes do Fórum Nacional de Desenvolvimento Imobiliário (FDI) para tratar de temas estratégicos para o setor imobiliário. O diretor de Relações Institucionais do Registro de Imóveis do Brasil (RIB), Eduardo Arruda Schroeder, participou da reunião e destacou a importância da atuação conjunta entre as entidades para fortalecer a segurança jurídica e aprimorar os registros imobiliários no país.
Durante o encontro, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelo FDI, que incluem ações legislativas, diálogo com os poderes Executivo e Judiciário, elaboração de notas técnicas e criação de grupos de trabalho voltados para o desenvolvimento do setor. Entre os temas debatidos, destacaram-se a regulamentação dos extratos eletrônicos da Lei n.° 14.382/2022 e os procedimentos de registro e crédito imobiliário da Lei n.° 14.711/2023 – temas tratados pelo FDI desde as tramitações iniciais dos textos legislativos.
Sobre a última lei, inclusive, as entidades do FDI formaram um grupo técnico para elaborar uma proposta normativa para ser encaminhada à Corregedoria Nacional de Justiça, contribuindo para a definição de diretrizes que aprimorem o registro e o crédito imobiliário no país.
Além do ministro Mauro Campbell e do diretor do RIB, participaram da reunião Cícero Ferraz e Vladimir Simão, diretores da Associação Brasileira das Incorporadoras (Abrainc); Juan Pablo Correa, presidente do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR); José Baltazar, presidente do Instituto de Registro de Imobiliário do Brasil (Irib); Aristóteles Passos, vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); Filipe Pontual, diretor da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip); e Bernardo Chezzi, advogado e coordenador do FDI.
Sobre o Fórum
O FDI reúne entidades representativas do mercado imobiliário, incluindo a CBIC, a Abrainc, a Abecip, o RIB, o Irib e o ONR. O objetivo é melhorar, aperfeiçoar, simplificar e agilizar os trâmites do financiamento imobiliário, contribuindo para o desenvolvimento do setor e a segurança das transações.